Os primeiros americanos eram negros

Você está aqui

Home / Curiosidades / Os primeiros americanos eram negros

Curtidas

0

Comentários

0

Compartilhe:
Por Rainer Gonçalves

Os cientistas reconstituiram a face do crânio fóssil mais antigo das américas,
o crânio encontrado na região de Lagoa Santa em Minas Gerais por uma expedição franco-brasileira em 1975. Apelidade pelos pesquisadores de Lazia, ela representa um possível elo para o entendimento da povoação e ocupação humana no continente americano.

Os cientistas da Universidade de Manchester na Inglaterra, reconstruíram utilizando resina qual teria sido a provável face do crânio, e a partir daí perceberam que seus traços eram semelhantes aos povos negróides e australianos, derrubando a teoria que estabelecia que os primeiros assentamentos humanos no continente teriam sido dos povos de natureza mongolóide (semelhantes aos povos asiáticos), esses teriam vindo posteriormente e, substituído com o passar dos anos, as populações que já viviam aqui.

Hoje existe uma forte tendência a se rever as teorias migratórias humanas, que
levarão a ocupação do globo após o surgimento do homem moderno há
aproximadamente 120 000 anos atrás. Hoje já existem pesquisadores defendendo que o homem teria chegado à América entre 20 000 e 15 000 anos atrás, ao contrário do aceito atualmente, 12 000 anos atrás. Com o surgimente de novos sítios arqueológicos no norte do Brasil e na região da bacia amazônica, ficamos na espera de outra grande descoberta que lance uma luz na história do homem nas américas.

Curiosidades