Big Ben – Origem do nome

Você está aqui

Home / Curiosidades / Big Ben – Origem do nome

O famoso sino Big Ben foi construído no século XIX e instalado na Torre do Relógio, em Londres
O famoso sino Big Ben foi construído no século XIX e instalado na Torre do Relógio, em Londres

Curtidas

0

Comentários

0

Compartilhe:
Por Cláudio Fernandes

Por Me. Cláudio Fernandes

A origem do nome do sino Big Ben, que se situa na Torre do Relógio, na sede do Parlamento inglês, remonta à segunda metade da década de 1850. Não há uma precisão com relação à atribuição do nome a esse sino, mas há duas especulações a respeito.

A primeira delas refere-se ao Ministro de Obras Públicas da Inglaterra do início do século XIX, Benjamin Hall, que coordenou a construção da Torre do Relógio. O nome do sino seria uma homenagem ao nome do ministro, “Ben”, abreviatura de “Benjamin”. A segunda hipótese remete à figura muito apreciada do boxeador Benjamin Caunt, que, em virtude de sua altura e do seu desempenho no esporte, também era chamado de “Big Ben”.

De toda forma, o fato é que a Torre do Relógio e o famoso sino “Big Ben” foram incluídos no projeto original do prédio do Parlamento depois do incêndio que sua estrutura sofreu em 1834. Na época em que estava sendo reerguido o prédio, a empresa EJ Dent & Co encarregou-se de fabricar o monumental relógio para ser posto na torre. E o sino, que permaneceria a ela associado, foi construído pela Whitechapel Bell Foundry.

O sino “Big Ben” foi badalado pela primeira vez no dia 11 de julho de 1859, exatamente onze dias após a inauguração da Torre do Relógio e da nova estrutura do prédio do Parlamento. Raramente o relógio parou de funcionar, mesmo quando Londres foi atingida por intenso bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial.