Correr atrás da vaca, ou pegá-la na geladeira ?

Você está aqui

Home / Curiosidades / Correr atrás da vaca, ou pegá-la na geladeira ?

Curtidas

0

Compartilhe:
Por Rainer Gonçalves

Por mais que não percebamos, a história do homem nesta Terra tem pelo menos 3 milhões de anos, são incontáveis gerações que sobreviveram até chegarmos aos dias de hoje. A cidade mais antiga tem por volta de 10 mil anos, e mais do que isso as histórias que estes homens escreviam em paredes, ainda sem palavras.
Desde o tempo mais remoto a principal preocupação destes homens era a caça, corriam atrás do animais em grande grupos, atirando pedras ou golpeando-os com pedaços de madeira. Os guerreiros mais fortes que agarravam o animal ainda se contorcendo eram os que ficavam com as melhores partes, comidas cruas ali mesmo, os restos eram levados para mulheres e crianças.
Quando o homem começou a domesticar a vaca é que começa a surgir o consumo de leite, já que era mais proveitoso deixar o animal vivo até a reprodução do que matar todos.

Surge então a escrita, as civilizações do Egito e da Mesopotâmia, e logo aprendem a fazer outras coisas com esse leite, como a manteiga e o queijo, a profissão de leiteiro surge em Roma, mas somente no século XVII é que realmente toma força.

Desde então pouca coisa teria mudado se não fosse a idéia de arrumar um local onde pudesse guardar o leite já fervido e que não o estragasse. As caixinhas longa vida são do final do século XX, e logo tomaram popularidade por não necessitar que se demorasse um bom tempo fervendo o leite e depois coando. Embora isso fosse fácil para se tomar um café com leite, não facilitava as coisas para quem queria um Nescau gelado ( que também surge quase junto com a caixinha de leite).

Curiosidades