Francesa

Home / Francesa

A civilização francesa influenciou várias nações com seus gostos e paradigmas
A civilização francesa influenciou várias nações com seus gostos e paradigmas

Curtidas

0

Compartilhe:

Por Rainer Sousa

A ideia de uma civilização francesa remonta ao processo de fusão entre as culturas romana e gaulesa durante a Antiguidade. Nessa época, a incursão dos povos germânicos no Império Romano do Ocidente foi responsável pela consolidação de uma série de práticas culturais e instituições políticas que definiram o nascimento de uma nova configuração na antiga região da Gália.

Na Idade Média, contrariando o forte processo de descentralização política da época, o reino dos Francos estabeleceu a mais influente monarquia de toda a Europa Medieval. Nesse período, as dinastias e imperadores deste reino contribuíram para o estabelecimento do cristianismo pela Europa. A associação entre Estado e Igreja foi uma prática que caracterizou o reino medieval franco.

A dissolução desta monarquia, ocorrida entre os séculos IX e X, fez com que o poder dos senhores feudais tivessem grande importância. Do ponto de vista histórico, o território francês foi um dos lugares onde as práticas feudais tiveram maior presença em toda a Europa. Não por acaso, o privilégio da classe nobiliárquica se estendeu durante muito tempo e ainda preservava alguns resquícios no século XIX.

Na Era Moderna, a formação das monarquias nacionais empreende uma série de guerras onde a organização de um Estado forte e centralizado começa a tomar força. A Guerra dos Cem Anos e os vários conflitos religiosos aparecem na construção de um governo francês limitado pela força do poder real. Ao fim, na chegada do século XVIII, a França viveria o auge e, logo depois, a crise do regime absolutista.

Estabelecendo a passagem da Idade Moderna à Contemporânea, os franceses viveram um processo revolucionário capaz de transformar a feição de meio mundo. A famosa Revolução Francesa instituiu ideais políticos que, apesar dos seus limites, abalaram a hegemonia monárquica europeia e, ao mesmo tempo, permitiram o desenvolvimento dos levantes que encerram a ordem colonial em terras americanas.

Durante um bom tempo, a França se tornou um sinônimo de vanguarda e experimentalismo que transformou a sua capital, Paris, na histórica Cidade Luz. A influência da cultura francesa alcançou tal ponto, que, nas primeiras décadas do século XX, a importação de seus modismos e costumes teve amplo espaço nos grades centros urbanos brasileiros.

 

História do Mundo

Curtidas

0

Compartilhe: