República Federal da Alemanha - História da República Federal da Alemanha

Você está aqui

Home / Germânica / República Federal da Alemanha - História da República Federal da Alemanha

Curtidas

0

Comentários

0

Compartilhe:
Por Rainer Gonçalves

Introdução

Também conhecida como Alemanha Ocidental, antiga república da Europa Central, limita-se ao norte com a Dinamarca e os mares do Norte e Báltico; a leste com a antiga República Democrática da Alemanha e a atual República Tcheca; ao sul com a Áustria e a Suíça; e a oeste com França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos.

A República Federal ocupava uma superfície de 248.577 km2. Foi constituída oficialmente como República Federal da Alemanha (RFA), em 23 de maio de 1949, como um dos estados sucessores da Alemanha, derrotada na II Guerra Mundial. O outro estado era a República Democrática Alemã (RDA), a Alemanha Oriental. A Alemanha Ocidental deixou de existir como estado independente em 1990, após a reunificação das duas repúblicas alemãs, que manteve o nome de República Federal da Alemanha.

Ao terminar a II Guerra Mundial, em 1945, os líderes dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), reunidos na Conferência de Potsdam, decidiram dividir a Alemanha, temporariamente, em quatro zonas de ocupação: a zona francesa, a sudoeste; a inglesa, a noroeste; a norte-americana, ao sul; e a soviética, a leste. A cidade de Berlim, localizada dentro da zona soviética, também foi dividida entre as quatro potências.

A República Federal da Alemanha abrangia os estados de Baden-Württemberg, da Baviera, de Bremem, Hamburgo e Hesse, a Baixa Saxônia, a Renânia do Norte-Vestfália, a Renânia-Palatinado, o Sarre e o Schleswig-Holstein. Bonn, antiga cidade universitária às margens do rio Reno, tornou-se a capital da Alemanha Ocidental. No momento da reunificação, em 1990, a República Federal de Alemanha possuía aproximadamente 62 milhões da habitantes.

Cooperação Européia

Em 1995, a Alemanha Ocidental foi reconhecida internacionalmente como Estado de pleno direito. Reestruturada militarmente, foi integrada à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A Alemanha Ocidental também particiou da criação do Conselho da Europa (ver União Européia).

Reunificação

Com a queda do Muro de Berlim e de outras barreiras da emigração, mais de 200 mil alemães do Leste entraram na Alemanha Ocidental. Os sistemas financeiros das duas Alemanhas foram unificados em julho de 1990 e, três meses depois, houve a desintegração da República Democrática Alemã e sua união à República Federal da Alemanha. O Bundestag (órgão legislativo do Parlamento alemão), que representava as duas Alemanhas, designou Berlim como capital em 20 de junho de 1991.

Civilização Germânica