Rei Midas

O rei Midas é um personagem da mitologia grega, conhecido por ser rei da Frígia e por transformar em ouro tudo o que tocava.
Ilustração do rei Midas em seu castelo transformando uma maçã em ouro.
Tudo que o rei Midas tocava se transformava em ouro. Isso logo se tornou uma maldição para ele.
Imprimir
Texto:
A+
A-

O rei Midas é um personagem da mitologia grega que é conhecido por dois mitos em que ele passou por maus momentos. Ele era rei da Frígia e foi agraciado por Dioniso com a realização de um pedido por ter cuidado e tratado bem Sileno, seguidor e companheiro desse deus. Ele pediu para que tudo que tocasse fosse transformado em ouro, mas logo arrependeu-se do pedido, pois isso se tornou uma maldição para ele.

Dioniso auxiliou Midas a se livrar dessa maldição, e tempos depois Midas envolveu-se em outro problema. Ele não aceitou a vitória de Apolo em uma competição musical que esse deus travou com Pã, deus que Midas seguia. Por isso, foi punido por Apolo e viu duas orelhas de burro crescerem em sua cabeça.

Leia também: Mito de Édipo — a grande tragédia do rei de Tebas

Resumo sobre o rei Midas

  • Rei Midas é um personagem da mitologia grega.

  • É conhecido por ter sido o rei da Frígia, na Ásia Menor.

  • Pediu para Dioniso que tudo que tocasse se transformasse em ouro, mas logo percebeu que seu pedido era uma maldição.

  • Dioniso auxiliou Midas a se livrar dessa maldição.

  • Foi punido por Apolo, recebendo orelhas de burro por questionar a vitória desse deus em um concurso musical.

Rei Midas na mitologia grega

O rei Midas é um personagem da mitologia grega conhecido por sua ambição exagerada que quase o levou a morte. Primeiramente, Midas era o rei da Frígia, localizada na Ásia Menor (atual Turquia). Era conhecido por ser de um povo que migrou desde a Trácia até a Ásia Menor e por haver profecias que previam que ele seria um homem de posses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Toque de ouro do rei Midas

O mito envolvendo Midas se inicia quando ele encontra Sileno, um seguidor e companheiro do deus Dioniso, embriagado e perdido em seu jardim. Midas foi informado do que estava acontecendo e prontamente ofereceu ajuda a Sileno, dando-lhe refeição e abrigo até que ele se recuperasse dos efeitos da bebida.

Outra versão desse mito aponta que Midas na verdade capturou Sileno com o objetivo de tomar-lhe o seu conhecimento. Uma versão alternativa aponta que Sileno foi encontrado em uma floresta por camponeses, que levaram o companheiro de Dioniso até Midas, que decidiu, então, oferecer cuidados a Sileno.

O que importa é que Midas tratou bem seu hóspede e depois o entregou são e salvo até o deus Dioniso. O deus grego, grato pelo que Midas havia realizado, deu ao rei da Frígia o direito de realizar um pedido que seria prontamente atendido pelo deus. Imediatamente, Midas pediu que tudo que ele tocasse se transformasse em ouro, e Dioniso atendeu ao pedido.

Com o desejo realizado, Midas pôs suas habilidades em teste e se deliciou ao descobrir que tudo que ele tocava se transformava em ouro. Porém, a alegria rapidamente se converteu em desespero, porque, ao tocar um pedaço de pão, ele endureceu e tornou-se ouro, e a água tornou-se ouro líquido, o que a tornou impossível de ser bebida.

Até o simples ato de dormir se tornou desafiador, porque sua cama macia tornou-se uma estrutura fria e dura. Midas então percebeu que ele deveria pedir que seu pedido fosse desfeito ou então ele morreria de inanição. Assim, o rei da Frígia foi atrás de Dioniso para pedir a reversão do pedido, que prontamente foi feita por Dioniso.

Dioniso anunciou que ele se veria livre da maldição caso mergulhasse no rio Pactolo. Depois de banhar-se no rio, Midas se livrou da maldição.

Veja também: Esfinges — guardiãs espitituais para os egípcios, seres monstruosos para os gregos

Rei Midas e as orelhas de burro

Depois do caso do toque de ouro, Midas passou a levar uma vida mais simples e começou cultuar um deus chamado Pã. Acontece que Pã decidiu realizar um concurso de música com Apolo, deus grego da música e que tinha na lira o seu grande símbolo. O árbitro dessa competição foi Tmolo, o deus da montanha.

Midas presenciou a competição em que os dois competidores apresentaram suas canções. No final, Tmolo deu a vitória para Apolo, e Midas não concordou com a decisão, questionando-a. Isso enfureceu Apolo, que decidiu punir Midas, fazendo com que crescesse nele um par de orelhas de burro.

Midas ficou bastante envergonhado com sua aparência, passando a usar turbantes para esconder suas orelhas. O único que sabia da sua condição era o seu barbeiro, que foi ameaçado para não contar esse segredo. O barbeiro fez um buraco no chão e contou o segredo do rei para esse buraco, fazendo o segredo de Midas se espalhar. Midas então matou o barbeiro como punição e, em seguida, tirou a própria vida.

Por Daniel Neves Silva