Franquismo

Você está aqui

Home / Idade Contemporânea / Franquismo

Curtidas

0

Compartilhe:

O franquismo foi um regime de ditadores fascistas que surgiu na Espanha depois do término da guerra civil. O franquismo foi comandado pelo general Francisco Franco que teve seu nome associado ao período. O franquismo atravessou décadas. Nos primeiros anos, esse regime findou a repressão brutal contra adversários e praticou uma política econômica que tinha poder sobre si mesmo, e isso fez com que o desenvolvimento do país parasse.

As bases do franquismo foram definidas pelo catolicismo e pelo anticomunismo. Eram impostos à sociedade por meios bastante violentos que erradicava a tradição e a cultura dos liberais. Era apoiado pela Igreja Católica e pelo Exército e exercia os poderes Executivo, Legislativo e controlava o Judiciário.

Para alguns o franquismo é considerado como democracia, mas comparado à democracias parlamentaristas pode ser definido somente como um período de ditadura. Após a morte de Francisco Franco, o rei Juan Carlos I assumiu o trono da Espanha e redemocratizou o país findando assim o período franquista.
Ainda hoje há pessoas que lutam pelo franquismo na Espanha.

Idade Contemporânea