Colonização francesa

Você está aqui

Home / Idade Moderna / Colonização francesa

Ilustração de Caiena, a primeira cidade da Guiana Francesa
Ilustração de Caiena, a primeira cidade da Guiana Francesa

Curtidas

0

Compartilhe:
Por Fabricio

Por Fabrício Santos

A expansão marítima iniciada no século XV incentivou os países ricos da Europa a procurarem territórios com o objetivo de conquistá-los. Isso fez parte da política mercantilista que priorizava o acúmulo de riquezas para os Estados controlados pelos monarcas. Nesse momento, portugueses e espanhóis saíram à frente nessa corrida colonial, dominando regiões localizadas na América do Sul e Central. A França, por outro lado, encontrou mais dificuldades nessa conquista de novas terras. O processo de colonização exercido pelos franceses só teve início a partir da metade do século XVI.

A primeira tentativa colonizadora dos franceses aconteceu em 1555, no Brasil, quando eles ocuparam uma pequena região litorânea do Rio de Janeiro, que ficou conhecida pelo nome de França Antártica. Entretanto, a força colonial portuguesa liderada pelo governador-geral Mem de Sá, em 1567, derrotou os colonos franceses. A França também tentou controlar a região do Maranhão, mas os portugueses novamente impediram a conquista.

O sucesso colonizador francês na América só ocorreu a partir do século XVII. Na América Latina, por exemplo, o Haiti permaneceu como colônia francesa até sua independência em 1791. Nessa região, os franceses exploraram produtos de gêneros agrícolas, principalmente a cana-de-açúcar, e implantaram uma colonização alicerçada no desenvolvimento de uma economia de plantation por meio da utilização do latifúndio e da mão de obra escrava. A América do Norte também foi um território em que a França exerceu domínio sobre algumas regiões. Quebec, atual província do Canadá; Louisiana, Golfo do México e Mississipi foram as áreas controladas pelos colonos franceses.

A ausência de patrocínio por parte do Estado francês no projeto de conquista territorial e a derrota sofrida na Guerra dos Sete Anos (1756- 1763) contra os ingleses contribuíram para o declínio das ambições colonizadoras da França na América. O Tratado de Paris, elaborado logo após o conflito contra a Inglaterra, decretou a entrega à coroa inglesa do Canadá, parte das Antilhas francesas e da região leste do Rio Mississipi. Além disso, a região da Louisiana ainda foi entregue aos espanhóis como recompensa pela perda da Flórida para os ingleses.