O Homem na História

Você está aqui

Home / Idade Moderna / O Homem na História

Curtidas

0

Compartilhe:
Por Rainer Gonçalves

Há milhares de anos o homem tem ocupado, habilitado e organizado o meio, isso vem acontecendo desde o homem primitivo até o atual.

O homem surgiu de uma mesma origem, independentemente da cor ou raça, pois viemos de um ancestral comum. Por causa da divergência acerca da origem do homem, o mundo intelectual colocou duas propostas em evidência: a teoria do criacionismo e a do evolucionismo.

Criacionismo: Teoria que estabelece uma ligação entre Deus, criador do mundo, e as variadas explicações criadas pelo homem para justificar os fenômenos e os complexos enigmas existentes.

O criacionismo é a justificativa da criação dos céus e da Terra e tudo que nela está há, da forma relatada na Bíblia, em Gênesis, quando Deus criou tudo em seis dias.

Evolucionismo: Na teoria evolucionista o homem e toda Terra seria o resultado de um longo processo de evolução, que teve início há aproximadamente 5milhões de anos para o surgimento do mais antigo hominídeo (australopithecus), e de 4,5 a 5,0 bilhões de anos para o surgimento da Terra, segundo a teoria do Big Bang.

A teoria evolucionista surgiu ainda no século XIX pelo naturalista inglês Charles Darwin que desenvolveu a teoria da evolução, a partir da observação dos tentilhões (uma espécie de pássaro) na Ilha Galapagos no Oceano Pacífico.