San Augustin - História da San Augustin

Você está aqui

Home / Inca / San Augustin - História da San Augustin

Curtidas

0

Compartilhe:
Por Rainer Gonçalves

Nos Andes, a quase 2 mil metros de altitude, encontra-se um dos mais importantes sítios arqueológicos da América dos Sul. Ali, dezenas de esculturas impressionantes de pedra revelam a religiosidade e as crenças do povo local.

Neste parque arqueológico, situado nas proximidades da povoação de San Augustin, na Colômbia, o díficil acesso protegeu a história do povo que ali viveu seis séculos antes de Cristo. Essa civilização floresceu na altitude da Cordilheira dos Andes e próximo as densas florestas da Amazônia. Anterior aos Incas e aos Astecas era formada por agricultores, pescadores, caçadores e artistas. Seu legado demonstra um talento ímpar para esculpir pedras. As curiosas figuras de rocha vulcânica estão espalhadas por uma superfície de 500km². O local é um centro cerimonial, funerário e religioso. As estátuas encontram-se sobre mesetas - pequenas elevações na superfície plana.Entre elas destacam-se a representação de um poderoso deus solar e uma figura conhecida como bispo, além de guerreiros que carregam corpos de animais. Detalhes como serpentes, águias e jaguares são frequentemente encontrados no local.

Água para purificação

Nesta floresta de ídolos e de túmulos de pedra a atração mais impressionante é a Fonte Sagrada de Lavapatas. Trata-se de um conjunto de pias e pequenos canais, escavados no leito do riacho ali existente. As figuras humanas, de serpentes, lagartos e salamandras, levam a crêr que o local era destinado a cerimônias e rituais religiosos, como banhos sagrados.

Civilização Inca