O fast food japonês

Você está aqui

Home / Japonesa / O fast food japonês

O sushi pode ser visto como uma das primeiras refeições rápidas inventadas pelos orientais
O sushi pode ser visto como uma das primeiras refeições rápidas inventadas pelos orientais

Curtidas

0

Comentários

0

Compartilhe:
Por Rainer Gonçalves

Em um dia atribulado, a falta de tempo para uma refeição completa costuma ser substituída por algum tipo de alimento que reponha as nossas energias. Sem nenhum tipo de distinção sócio-econômica, o fast food já serviu como paliativo para vários tipos de pessoas. Para muitos, essa prática sinaliza um traço particular dos nossos tempos, onde o tempo para se alimentar ganhou outra significação. Mas afinal, de onde surgiu essa ideia de se comer um fast food?

Logicamente, essa forma improvisada de saciar a fome aconteceu em momentos diversos de nossa história. Geralmente, as pessoas acreditam que esse tipo de comida é uma invenção da indústria alimentar norte-americana, hoje tão conhecida pelas cadeias de lojas multinacionais que são facilmente localizadas nos grandes centros urbanos de qualquer país. No entanto, o “milagre” atribuído aos filhos da terra do Tio Sam parece ter outro candidato à sua autoria.

Nas primeiras décadas do século XIX, a cidade de Tóquio, então conhecida como Edo, tinha suas vias apinhadas de gente bastante ocupada. Com o passar dos tempos, aproveitando aquele filão em potencial que tomava corpo, diversas barraquinhas se espalharam pelas ruas daquela cidade oferecendo pratos saborosos de fácil preparo e baixo custo. Entre os japoneses, esse tipo de instalação gastronômica ficou conhecido como “yatai”.

Segundo alguns pesquisadores, foi no corre-corre de uma dessas yatai que o engenhoso cozinheiro Hanaya Yohei teve a brilhante idéia de reinventar as técnicas de preparação de um antigo prato da culinária japonesa. Nesse primeiro prato, um tipo de “sushi ancestral”, utilizava o arroz como uma espécie de conservante para o peixe cru. Anos depois, o arroz passou a ser consumido junto com o peixe, dando origem ao namanarizushi.

A grande idéia atribuída à Hanaya foi a de temperar o arroz com vinagre e servi-lo enrolado com outros tipos de recheio, como legumes cozidos ou peixe cru. Para dar um toque final, toda a mistura era enrolada com um uma folha comestível feita à base de algas chamada de nori e servida com uma pitada de pasta de wasabi (um tipo de raiz) e gengibre. Dessa maneira, o popular sushi teria sido inventado e, com a imigração nipônica, espalhado para os quatro cantos do mundo.

Por Rainer Sousa