Turca

Home / Turca

Os turcos formaram um dos mais extensos impérios de toda a História
Os turcos formaram um dos mais extensos impérios de toda a História

Curtidas

0

Compartilhe:

Por Rainer Sousa

A origem da civilização turca remonta ao processo de decadência da dominação dos hunos na região da Ásia Central. Até então conhecidos como “goturcos”, este povo se consolidou graças à localização estratégica de seus territórios, controlados por prósperas rotas comerciais. Contudo, o declínio desta civilização acabou propiciando a invasão dos mongóis e árabes a esta porção do território asiático.

Nesse processo, observamos a ascensão dos seljúcidas, uma tribo islâmica que conseguiu determinar a expansão da crença muçulmana pela Ásia Menor. No auge de sua formação, o Império turco-otomano englobou vastas regiões da Anatólia, do Cáucaso, da Europa Oriental, do norte da África e do Oriente Médio, além dos Bálcãs. Entre os séculos XVI e XVII compunham um dos mais poderosos Estados do Mundo Moderno.

Já no século XIX, os turco-otomanos não vivenciaram os mesmos tempos de prosperidade e hegemonia. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), lutaram ao lado dos alemães e acabaram perdendo seus domínios após serem derrotados e obrigados a concordar com os termos estipulados pelo Tratado de Sèvres. A pretensão era realizar o desmembramento dos territórios turco-otomanos em favor da dominação dos aliados.

Contudo, sob a chefia do general Mustafá Kemal, os turcos deram fim aos interesses hegemônicos estrangeiros no conflito que ficou conhecido como a Guerra de Independência Turca. A partir deste momento, os turcos vivenciaram um claro processo de ocidentalização de suas instituições políticas impondo o fim do sultanato e do poder local de seus califas.

Da segunda metade do século XX em diante, a nação turca experimentou um visível processo de ocidentalização de sua cultura. Nesse meio tempo, crises econômicas e golpes políticos imprimiram os avanços e retrocessos dessa tendência modernizante. Atualmente, uma das mais importantes metas do governo turco é viabilizar a integração econômica do país com a União Europeia.

 

História do Mundo

Curtidas

0

Compartilhe: