Curiosidades

Pessoas curiosas possuem grande desejo de adquirir novos conhecimentos e se mantêm sempre estudando. Você sabe quais são as principais curiosidades da história? Veja abaixo!
Ilustração de cinco pessoas com um ponto de interrogação sobre suas cabeças representando a ideia de curiosidade.
Curiosidade é o desejo que move uma pessoa a ampliar o seu conhecimento.
Imprimir
Texto:
A+
A-

 Curiosidade é uma palavra do idioma latino que se refere ao desejo que pessoas possuem de ampliar o seu conhecimento e por isso estudam e buscam formas de ampliar o seu saber. A curiosidade é algo muito importante para a história da humanidade, pois foi a curiosidade que garantiu o acesso a conhecimentos que permitiram o progresso humano e o progresso da ciência.

Leia também: Como foram construídas as pirâmides de Gizé?

O que é curiosidade?

Etimologicamente, a palavra “curiosidade” é derivada do idioma latino e se originou de curiositas, uma palavra usada nesse idioma para falar de pessoas que possuem um grande desejo de obter conhecimento e de estar sempre aprendendo algo novo.

Nesse sentido, podemos remontar essa ideia na atualidade, pois entendemos que a curiosidade é o que move a pessoa a ir atrás de novos conhecimentos e de aprender novas coisas. Isso pode ser identificado no próprio significado da palavra, que é definida no dicionário como “tendência para averiguar ou ver” e “desejo indiscreto de saber”|1|.

A pessoa que é curiosa se move para adquirir novos conhecimentos, e a curiosidade é um aspecto fundamental para a humanidade, pois foi a curiosidade que moveu os seres humanos a adquirirem conhecimentos necessários para garantir nossa sobrevivência. Sendo assim, todo o desenvolvimento científico da humanidade, em certa medida, aconteceu devido à curiosidade daqueles que se dedicaram ao saber e à ciência.

Uma pessoa curiosa é, portanto, uma pessoa movida pela necessidade de adquirir novos conhecimentos, que está sempre estudando e/ou observando fenômenos da natureza. Um sentido mais coloquial dado à palavra define que curiosidades podem ser pequenas informações que são consideradas peculiares.

Veja também: Senso comum — o conhecimento cotidiano, não refletido e não testado

Curiosidades da história

  • A primeira forma de escrita conhecida pela humanidade foi a escrita cuneiforme, desenvolvida pelos sumérios, na Mesopotâmia.

  • Os primeiros europeus a pisarem na América foram os vikings, que chegaram no Canadá por volta do ano 1000.

  • Quando D. Pedro I anunciou a independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, ele sofria de problemas intestinais causados por consumo de água ou comida contaminada.

  • Vidkun Quisling foi um norueguês que colaborou para que seu país fosse invadido pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. O termo quisling entrou para o dicionário inglês como sinônimo de traidor.

  • Estima-se que cerca de 35 mil brasileiros tenham falecido entre 1918 e 1919 por conta da gripe espanhola.

  • Carlos Luz foi o presidente do Brasil que menos tempo ficou no cargo. O mandato dele durou apenas três dias.

  • Os moais são construções megalíticas construídas pelos rapa nui na Ilha de Páscoa, e o moai mais pesado tem cerca de 75 toneladas.

  • A primeira cidade fundada pelos portugueses no Brasil foi a cidade de São Vicente, em 1532.

  • Os povos celtas ficaram assim conhecidos porque os gregos deram-lhes o nome genérico de “keltoi”.

  • O monarca absolutista com o reinado mais longo foi Luís XIV, possuindo um reinado de 72 anos de duração.

Nota

|1| Curiosidade. Dicionário Priberam. Para acessar, clique aqui.

  

Por Daniel Neves Silva
Artigos relacionados